segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lição 6 - Gênesis 3. 4-5


Gn 3. 4-5 “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”

O pai da mentira em ação...

Vejamos: João 8.42-44 - neste texto da palavra de Deus vamos encontrar Jesus confrontando os judeus a respeito do entendimento da sua linguagem, a incapacidade de ouvirem a sua palavra, além de apresentar o diabo como pai da mentira. Muitos imaginam que para ser pai da mentira tem que ser aquele mentiroso descarado que todo mundo o identifica facilmente, quando é justamente o contrário, satanás utiliza a verdade fora do seu propósito original e por este motivo ele engana, e é tratado como pai da mentira (especialista nesta questão).

A IMPORTÂNCIA DE QUEM TRANSMITE A MENSAGEM

Devemos observar que não há qualquer preocupação em Eva, no sentido:
Quem está oferecendo a informação? Qual a sua origem? Com qual autoridade? Quem é que pode dar certeza de alguma coisa?
Temos o mau hábito de dar ibope (importância) para quem não está qualificado para falar em nome de Deus ou até mesmo a respeito das coisas de Deus.

Determinadas pessoas precisam ser repreendidas como Pedro o foi por Jesus em Mt. 16.21-23, de maneira que com o impacto, entendam que elas precisam adquirir uma compreensão divina e não mais terrena dos propósitos de Deus.
- Para Jesus não importava o quanto Pedro havia feito no passado, suas experiências, suas declarações poderosas e bem fundamentadas. Uma vez que a compreensão das coisas de Deus começa a ser corrompida ele recebe a repreensão de Jesus sem qualquer protocolo.
O interessante que apesar deste impacto que Pedro deve ter sentido com atitude surpreendente de Jesus, ele ainda permanece no grupo dos discípulos.  

Gn. 3. 6-9 “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também ao seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?

- satanás não vai lhe mostrar ou oferecer algo que a primeira vista seja ruim ou de feia aparência, a árvore que ele incentiva, atiça para que eles comam é: “boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável...
Justamente por ser assim, que muitos se deixam enganar. Vejamos pelo menos dois casos semelhantes na bíblia:

Gn. 13. 9-11 – preste bastante atenção na escolha de Ló, no que ela está baseada.

1 Sm. 16. 1,6-7 - quando Samuel vai até a casa de Jessé em busca do novo ungido do Senhor, observe que até o profeta, se não estiver ligado em Deus pode ser enganado pela aparência, algo semelhante acontece com o próprio pai (Jessé), que se engana na ordem de prioridade em que escolhe seus filhos. 

OLHOS ABERTOS

Encontramos algumas passagens bíblicas que mencionam o momento em que olhos foram abertos para contemplação de algo extraordinário que Deus fez, estava fazendo ou iria fazer, vejamos:

Gn. 21.19 - Deus operou salvação da morte no deserto de Agar e seu filho.

II Reis 6.17 - Deus abriu os olhos e o moço viu um exército ao redor de Eliseu muito maior que o exército dos inimigos.

Lc. 18.35-43 – Jesus restaurou a visão de um cego.

Lc. 24.13-35 – Jesus ao partir o pão com aqueles discípulos do caminho de Emaús, os olhos deles foram abertos e o reconheceram.

Adão e Eva – Tinham uma visão plena de Deus e preservada, fechada, guardada para os efeitos do pecado. Quando deixaram de olhar para o Senhor da vida e passaram a olhar, desejar e comer o que não deveriam, ocorreu à inversão. “Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus”
O andar, a intimidade entre eles e com Deus foi corrompida totalmente, os olhos foram abertos para o mal, para o pecado, para separação, e desde então, o homem sofre suas conseqüências.  
O homem na tentativa de esconder de ocultar a sua vergonha de protegê-la com as suas próprias mãos “e coseram folhas de figueira e fizeram para si aventais”. O homem achando que pode se esquivar, fugir dos olhos de Deus e cobrir seu próprio pecado.

“E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?”
Porque você mudou de posição? Porque saiu do lugar da comunhão? Trocou o relacionamento comigo, por isso?

Gn. 3.10-11 “E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estava nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?”

Nenhum comentário: