quinta-feira, 1 de março de 2012

Lição 8 - Gênesis 3

Gn. 3. 16-20 “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor
terás filho; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. E a Adão disse: Porquanto
destes ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não
comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua
vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo no suor do teu rosto,
comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em
pó de tornarás. E chamou Adão o nome de sua mulher Eva, porquanto ela era mãe de todos os
viventes.”

A mulher foi sentenciada a sofrer dores de parto e a viver em sujeição ao seu marido.

A palavra hebraica traduzida como “governar” significa “reinar”. Na Septuaginta (tradução grega do
Antigo Testamento) a palavra empregada significa “elevar a uma posição oficial”. É como se Deus
estivesse dizendo à mulher: “Anteriormente, vocês eram co-regentes, governando juntos de forma
maravilhosa, como uma equipe; de agora em diante, porém, o homem será colocado acima de você.”
Não era este o plano original de Deus para a liderança masculina.

A palavra “desejo” em “teu desejo será para o teu marido” é difícil de ser traduzida. Em Gênesis 4.7 o
texto bíblico onde a mesma palavra hebraica é empregada. O termo deriva-se de uma raiz arábica que
significa "compelir", "impelir", "instigar", ou "buscar ter condições sobre".

Neste versículo, Deus, essencialmente, adverte Caim de que "o pecado deseja controlar você, mas
você deve dominá-lo". O pecado queria subjugar Caim, mas Deus ordenou que ele subjugasse o
pecado. Baseado em paralelos linguísticos e temáticos entre Gênesis 4.7 e 3.16, o segundo pode ser
traduzido assim: “Seu desejo será controlar seu marido, mas ele governará sobre você.”

O homem foi sentenciado a obter alimento com cardos e abrolhos. Isso significa que ele teria que
trabalhar o resto da vida em fadigas e com o suor do rosto até retornar ao pó.

"fadiga" descreve a incapacidade de continuar funcionando ao nível normal da capacidade pessoal.

Chamou Adão o nome de sua mulher Eva - Adão demonstra fé ao referir-se à esposa como Eva
(mãe de todos os seres humanos, uma vez que nenhuma criança havia nascido ainda).

Gn. 3. 21-24 - E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Então disse o SENHOR
Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e
tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim
do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente
do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Deus providenciou vestimenta de peles mediante a morte de um animal. Esse ato representa o manto
de justiça entregue aos pecadores por meio do sangue do Cordeiro, disponível ao ser humano por
meio da fé.

Deus agiu com misericórdia para com o homem, impedindo, ao expulsá-lo do Jardim, que eles
comessem do fruto da árvore da vida, pois, viveriam para sempre em um corpo sujeito a doenças e
degeneração.

Vale destacar que o jardim paradisíaco do Édem não impediu que eles desejassem o pecado.
Empreender esforços para criar um ambiente favorável não irá resolver os problemas do homem.

V. 1 “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: alcancei do
Senhor um varão”

A palavra “conhecer” é muito utilizada na bíblia para significar vida íntima. Não pode haver intimidade
sem que haja conhecimento mútuo.

A expressão “Alcancei do Senhor um varão” – Indica que Eva mesmo após a queda, guardou a
promessa do Senhor, a respeito da semente que viria da mulher e esmagaria a cabeça da serpente, e
deve ter criado uma expectativa de que o momento havia chegado, com o nascimento de Caim.

V, 2 “E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim lavrador da terra”

Já no nascimento de Abel não é mencionada nenhuma expressão significativa por parte de Eva, ele é
apenas descrito como o irmão de Caim. Indicando que a maior expectativa estava no filho mais velho.

As funções exercidas pelos irmãos...
*
É interessante o comportamento das ovelhas, elas perambulam sem destino, tendo na mente nada
mais que a próxima moita de capim. Não há pensamentos em lobos ou precipícios. O papel do pastor
de ovelhas seria o de cuidar, guiar, proteger, alimentar e até mesmo ir à procura no caso de alguma
se perder.

Já o lavrador, prepara a terra tirando pedras e ervas daninha, nivelando e revolvendo o solo para que
se torne receptivo e adequado para a semente. Em várias narrativas bíblicas a agricultura foi uma das
principais atividades econômicas. Nela se ocupava grande parte da população ativa.

Vs. 3-5 “E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor
para Abel e para sua oferta. Mas para Caim e para sua oferta não atentou. E irou-se Caim
fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.”

Gosto de uma versão das escrituras – Edição revista e expandida, que traduz, aonde diz: ao cabo de
dias por no fim de uns tempos. Indicando a idéia de um espaço ou intervalo de tempo muito maior
do que muitos equivocadamente interpretam. E por que isto é importante? Ajuda-nos a compreender
que quando ocorre este fato, Adão e Eva já poderiam ter tido uma centena de filhos e filhas que
foram povoando a terra, no entanto, acredito que as histórias de Caim e Abel representam aquilo que
precisava ser revelado a nós, no sentido de criarmos definitivamente uma identificação com um ou
com o outro.

Observem, que quando a narrativa bíblica fala das ofertas de ambos ela menciona algo muito
importante na relação de Deus com os ofertantes: “Atentou o Senhor para Abel e sua oferta. Mas
para Caim e para sua oferta não atentou”. Deus antes de olhar a oferta ele observa o coração do
ofertante, apesar de entender que a oferta de Abel apontava para um acontecimento futuro e mais
importante da história humana, o sacrifício de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do
mundo.

O coração de Abel era justo e cheio de amor isso pode ter contribuído significativamente para uma
oferta recheada de fé...

Hebreus 11.4 “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual
obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto as suas ofertas. Por meio
dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.”

Ao ofertarmos algo a Deus, podemos ser aprovado como Abel ou reprovado como Caim.

1 João 3.11,12 “... que nos amemos uns aos outros. Não segundo Caim, que era do maligno e assassinou
a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.”

A vida nos foi dada gratuitamente pelo Senhor, enquanto não entendermos isso de forma clara
estaremos sempre dedicando ao Senhor uma porção qualquer, uma sobra, dos nossos bens, idéias,
tempo ou serviço, quando compreendermos diferente, o nosso desejo será sempre o de ofertar o

melhor que tivermos, inclusive, se o melhor custar o sacrifício da nossa própria vida.

Nenhum comentário: