quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lição 1 - Introdução

APRENDENDO COM A BÍBLIA DE GÊNESIS AO APOCALIPSE

Lição 1


INTRODUÇÃO

A BÍBLIA – É o livro de Deus e a voz de Deus

É um conjunto de Livros que totalizam 66, sendo 37 no Antigo Testamento e 29 no Novo Testamento. Estes Livros foram escritos em épocas diferentes por vários homens, no entanto, eles não se contradizem, pois se trata, de escritura divinamente inspirada por Deus aos homens. Por este motivo ela é palavra viva que revela coisas fantásticas, que o homem levaria gerações e mais gerações para descobrir e outras tantas que jamais descobriria. Ensinamentos, princípios comportamentais que não morrem com o passar dos tempos e sim saltam para dentro do coração humano, mostrando que é possível viver com Deus e para Deus em qualquer ocasião, desfrutar dos seus benefícios e também das conseqüências de uma vida sem Ele.

ANTIGO TESTAMENTO

Não é antigo no sentido de ultrapassado, podemos disser que é anterior ao nascimento de Jesus Cristo na terra.

Apresenta o Deus criador de todas as coisas e que tem no homem a sua criação mais destacada, pois foi estabelecida a imagem e semelhança Dele para viver seus propósitos.

Vamos encontrar o homem sendo convidado a uma vida de aliança (compromisso) e o direito a liberdade de escolha, a queda e separação, a constante vontade de Deus em reaproximar este homem dos seus planos, o anúncio do Salvador, do Messias, que traria definitivamente o homem separado de Deus pelo pecado de volta para ele, tanto para uma vida terrena quanto para a vida eterna.

NOVO TESTAMENTO

Narra à chegada antes anunciada do Salvador, do Messias, seu nascimento na descendência prometida, sua vida terrena exemplar, de que é possível uma vida que agrade a Deus mesmo em meio a tantas adversidades, suas mensagens, milagres que caracterizavam Nele uma natureza diferente, sua morte e vitória sobre a morte através da ressurreição, tomando de volta pra si o domínio que o homem por sua desobediência havia entregado nas mãos do inimigo. O retorno para o céu com a garantia da presença do Espírito Santo na terra e de que voltaria para buscar sua igreja seu povo. Esta igreja deveria permanecer em Jesus e na sua palavra, como testemunhas de que ele morreu a nossa morte para vivermos sua vida.

AMBOS REVELAM A MANIFESTAÇÃO DO AMOR DE DEUS – DEUS É AMOR

O PENTATEUCO

É o nome dado ao conjunto formado pelos cinco primeiros livros da bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Seu nome original hebraico é Torá que pode ser traduzido para o português por Lei. A tradição judaica assim como a cristã tem afirmado que o conjunto foi escrito por Moisés.

Começaremos o estudo em sua ordem canônica: GÊNESIS

Significa origem ou princípio. Irá descrever o princípio seja ele do universo, da humanidade ou mesmo do povo de Israel, como também a queda do homem, destruição e convite de Deus para uma nova vida em obediência para obtenção das suas promessas.

Capítulo 1

Num ato supremo de criatividade, Deus criou do nada tudo.

Criar é diferente de Construir

Criar – Dar existência a; tirar do nada

Construir – formar algo a partir de alguma coisa

Quando o texto diz: “No princípio” ele não fala do princípio da existência de Deus e sim dos primeiros atos de sua criação revelada para a humanidade.

“A terra, porém era sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo”

Absolutamente nada capaz de gerar ou produzir alguma coisa, algo significativo. É justamente neste nada que ele escolhe trazer à existência as coisas que não existem. Outro detalhe importante não era o céu e sim a terra que era sem forma e vazia.

Porque é importante?

“o Espírito de Deus se movia...”

Deus é ativo, se movimenta. Indica que para onde Deus se move, se movimenta tudo começa a tomar sentido, forma, significado, importância.

Guarde isso:

Princípio – só existe começo por causa de Deus

Criou- Ele é o único capaz de dar existência a qualquer coisa, a fazer do nada algo maravilhoso, extraordinário.

Terra – lugar que Deus estabeleceu para o seu processo de seleção. Movimento- Ele se movimenta por que é vivo e tudo que é vivo não se acomoda.

Nenhum comentário: