quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lição 2 - GÊNESIS 1

Lição 2


GÊNESIS 1

Gn. 1. 1-2 “No principio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

Quando o texto diz: “No princípio” ele não fala do princípio da existência de Deus e sim dos primeiros atos de sua criação revelada para a humanidade.

Nunca houve um momento em que Deus não existisse (Sl. 90.2).

Num ato supremo de criatividade, Deus criou do nada tudo.

Criar é diferente de Construir

Criar – Dar existência a; tirar do nada – Este verbo no original hebraico (bara) é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar.

Construir – formar algo a partir de alguma coisa

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo”

Absolutamente nada capaz de gerar ou produzir alguma coisa, algo significativo. É justamente neste nada que ele escolhe trazer à existência as coisas que não existem. Outro detalhe importante não era o céu e sim a terra que era sem forma e vazia. Porque é importante?

“o Espírito de Deus se movia...”

Deus é ativo, se movimenta. Indica que para onde Deus se move, se movimenta tudo começa a tomar sentido, forma, significado, importância.

Gn. 1. 3-10 “E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi. E chamou Deus à expansão Céus; e foi a tarde e a manhã: o dia segundo. E disse Deus: ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom.”

“E disse Deus” “E viu Deus” “E assim foi”

Deus diz algo, vê o que diz e acontece exatamente como diz.



Interessante observar que ele começa pela luz - E onde há luz as trevas são dissipadas. Deus de ordem – Tudo é feito de forma muito organizada e equilibrada.

Deus se revela como um ser moral que criou tudo bom e, portanto sem pecado.

PALAVRA DE DEUS NA CRIAÇÃO

“E disse Deus”

Hb. 11.3 “Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” Sl. 33.6 “Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles”

JESUS É A PALAVRA

1 Jo. 5.7 “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.”

Jo. 1. 1-14 “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Palavra que foi encarnada e habitou entre nós.

Gn. 1. 11-12 “E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e árvore frutífera, cuja semente esteja nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.”

- A terra tem o propósito de produzir, de gerar semente conforme a sua espécie.

Criacionismo X Evolucionismo

Criacionismo – Deus criou todas as coisas, inclusive o homem. Tudo foi planejado.

Evolucionismo – Desenvolvimento progressivo. Em biologia, evolução se refere à transformação progressiva das espécies – os organismos vivos vão se modificando com o tempo. Ou seja, começamos em seres inferiores que vão se aperfeiçoando até produzir o homem. Processo do acaso.

Em pelo menos três momentos nos versículos 11 e 12 é mencionada “conforme a sua espécie”.

Até os dias atuais, não vemos semente de goiaba produzir manga; semente de tomate produzir cebola; cachorro gerar gato; cavalo gerar elefante ou humano gerando dinossauro. É sempre conforme a espécie.

Nenhum comentário: