quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lição 3 - GÊNESIS 1

Lição 3


GÊNESIS 1

Gn 1.13-19 – E foi à tarde e a manhã: o dia terceiro. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra. E assim foi.

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para alumiar a terra.

E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.



- Essa identificação: “E foi a tarde e a manhã” é repetida seis vezes neste capítulo. Normalmente significa um dia de 24 horas, ou à porção em que há luz, nas vinte e quatro horas.



- A astrologia deturpou esses propósitos determinados para os astros e urdiu (tramou) o ensino falso de que eles influenciam e orientam a vida das pessoas.



- Os luzeiros governam somente como fornecedores de luz, não com poderes sobre a vida humana. Para regularem o andamento dos dias, estações e anos em favor do homem.



Deus é atemporal – Fora do domínio do tempo; que não pertence a um tempo específico.



Gn 1.20-25 – E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.



- Vimos na lição anterior que a terra tem o propósito de produzir conforme a sua espécie. A mesma ordem é dada na criação dos seres viventes: “Produzam, conforme as suas espécies”.



Gn. 1.26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.



“Façamos o homem à nossa imagem” – Indica que há pluralidade em Deus – Cremos na presença de toda divindade na criação.

1Jo. 5.7 “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.”



- O privilégio de sermos os únicos seres viventes a imagem e semelhança de Deus.

- A grande responsabilidade de expressar Deus na terra.

“E domine” – a autoridade dada pelo criador ao homem, toda liderança em suas mãos.

- O homem com a liberdade de controlar todas as coisas na terra, mar e aves dos céus.

Gn. 1.27 - E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.



É impressionante como a Bíblia menciona os detalhes de todas as coisas criadas por Deus.

Além de mencionar que o homem foi criado à imagem e semelhança do seu criador, ele foi criado com apenas duas possibilidades de sexo: Masculino e feminino.

- Alterar, modificar, desrespeitar a forma, a origem, o sexo, para o qual foi deliberado por Deus é uma afronta.

Rm 1.19-32 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém! Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.



- O homem não poderá arrumar desculpas para os seu atos.

Gn. 1.28-30 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda a árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.



- Ter a bênção de Deus, significava: aprovação, felicidade e honra.



- Deus é ativo e nos fez também para sermos ativos, para crescer, produzir, frutificar e dominar.



• “frutificai e multiplicai-vos” – A responsabilidade de povoar a terra, o futuro da terra em suas mãos (dependência).

• A fertilidade é uma graciosa extensão do poder de Deus a suas criaturas.



- Eles deveriam se dedicar e administrar tudo que lhe foi presenteado de forma a glorificar a Deus.



Gn. 1.31 – “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto”.



- Você é especial, maravilhoso, único, você se parece com Ele! Foi feito para expressar tudo que há nele.



- Criados por um Deus maravilhoso para fazer coisas maravilhosas.



- A alegria de Deus ao vê-lo formado.



Nenhum comentário: