Essa aula acontecerá no dia 11/09/2011
Lição 4
Gn 1 – Pouco revela sobre os processos utilizados por Deus. Porém, este capítulo de abertura insiste em dois fatos:
- A criação foi obra de Deus. “Disse Deus... Depois disse Deus... Então disse Deus...” – A expressão é empregada 29 vezes. A primeira visão que temos dele, é de um artista. Tudo idéia sua. Este mundo em que vivemos é produto de sua obra criativa.
- A criação foi uma coisa boa. “E viu Deus que era bom”
Hoje em dia, ouvimos notícias alarmantes envolvendo a natureza: a camada de ozônio ameaçada, os mares poluídos, as espécies em extinção, a devastação das florestas. Muita coisa mudou, muita coisa foi destruída desde o primeiro momento da criação.
O Capítulo 1 - Descreve o mundo conforme Deus o desejava, antes de qualquer mau uso. Hoje percebemos a natureza distante de seu estado original, imaculado.
Gn 2 – Repete a História da Criação, agora, fazendo convergir às atenções para os seres humanos. De todas as obras criadas, só nós fomos feitos “à imagem de Deus”.
Mostra a história humana começando a se desenrolar. Aqui nasce o casamento: apesar das condições perfeitas em que vive, Adão está solitário, e neste momento ouvimos o 1º “não é bom” de Deus, de forma que Deus lhe providencia a mulher. O casamento como prioridade.
Também o trabalho se inicia aqui: Adão assumi o papel de autoridade sobre animais e plantas, desse momento em diante, os seres humanos desfrutam de uma superioridade sobre o restante da criação.
Um cenário paradisíaco, até que aparece o v. 17 “mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Sob forma de um único mandamento, que sendo desobedecido traria resultado negativo.
Eles desfrutam de perfeita liberdade com essa única e pequena exceção – um teste de obediência.
Imaginem um mundo perfeito, de amor e beleza, mundo sem culpa, sofrimento, morte ou vergonha.
Gn 1 e 2 descreve este mundo. Por algum tempo, reina a paz.
A QUEBRA DO LIMITE
Deus estabeleceu para o homem um único limite. O homem não pensou nas conseqüências.
Adão e Eva tem tudo o que uma pessoa pode querer no Jardim do Éden. No entanto um pensamento os atormentava: será que estamos perdendo alguma coisa? Deus está escondendo alguma coisa de nós?
- Poucos detalhes são dados a respeito do 1º pecado. Só uma coisa importa: Deus rotulou uma árvore, só uma, como zona proibida. A questão aqui é bem simples, trata-se de determinar quem estabelecerá as regras – os homens ou Deus?
Adão e Eva decidem em favor de si mesmos e o mundo nunca mais foi o mesmo. Desde então, porque alguém ultrapassou os limites, as causas são sentidas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário